...

“Enquanto durmo, este povo silencioso de estátuas e pinturas, esta humanidade remanescente, paralela, continua de olhos abertos a velar pelo mundo a que, dormindo, renunciei. Para que o possa encontrar novamente ao descer à rua, mais velho eu e precário, porque mais duram afinal as obras da pedra e da cor do que esta fragilidade de carne. [...] Percorro mais uma vez os Uffizi, para mim o museu que soube permanecer na dimensão exatamente humana, e que é, por isso mesmo, um dos que mais amo.”

Saramago

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Manifesto pede a criação de uma sala de cinema gratuita no MIS Campinas (Carta campinas)

Após o fechamento do Cine Topázio, que privilegiava a exibição de filmes “de arte” e não apenas produções do circuito comercial, os frequentadores do cinema e a população de Campinas, de forma geral, ficou carente de um local de exibição que contraste com as salas dos shoppings, onde quase não há espaço para as cinematografias europeia, asiática e latina (incluindo a nacional). As exibições nessas salas basicamente limitam-se às produções de Hollywood e não oferecem ao público outro tipo de produção cinematográfica.
Diante dessa realidade, um manifesto está sendo organizado pelas redes sociais a favor da criação de uma sala de cinema gratuito no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas. Atualmente, o Museu é um grande polo de exibições gratuitas de filmes dos mais variados tipos, a maioria está fora do circuito comercial. Os filmes são exibidos em vários ciclos organizados pelos próprios frequentadores do Museu, mas, se a qualidade do que é exibido no Museu é indiscutível, a infraestrutura para a exibição e também para receber o público deixa a desejar.
No início de 2014 foi noticiado que o MIS receberia R$ 1,3 milhão do Ministério da Cultura para reforma do prédio. Na oportunidade foi dito que dentre as reformas previstas estava a conclusão da sala de cinema. Passado quase um ano nada foi feito, desta forma,a manifestação nas redes sociais também busca cobrar alguma explicação, até porque tornou-se urgente dado os últimos acontecimentos a conclusão da sala de cinema e as devidas reformas que tornem o Museu da Imagem e do Som (MIS) adequado para receber um público que busca acesso à cultura.
O manifesto está marcado para o dia 31 de janeiro, sábado, no próprio Museu. Um evento criado nas redes sociais busca convidar os frequentadores órfãos do Cine Topázio e demais cidadãos da Região Metropolitana de Campinas a manifestarem-se a favor da conclusão da sala de cinema no MIS, além de melhores condições de acesso por meio de iluminação adequada, estacionamento, segurança e acessibilidade para as pessoas com deficiência.
Uma petição online também foi aberta a favor da criação da sala. A petição já está com mais de 500 assinaturas. O objetivo é chegar a 750. (Carta Campinas com informações de divulgação)


- informação publicada no dia 21 de dezembro pelo   - Notícias de Cultura




Nenhum comentário:

Postar um comentário